Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como fazer Tie-Dye com corantes reativos


O corante reativo é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Ele vem em pó, concentrado, dilui-se em água e se fixa basicamente  por conta de um produto químico: o carbonato de sódio. Com ótima solidez, intensidade das cores, ter um bom preço e render bastante, é o meu predileto(e de uma infinidade de artistas).

Exemplo de Tie-Dye feito com corantes reativos. Feito por mim!:)
Esse texto foi revisado no dia 15/07 e teve algumas informações atualizadas. Por conta disso, estamos trazendo-o de volta para os destaques do Blog. Vale a pena ler novamente!
A maioria dos guias deste blog serão feitos a partir do uso destes corantes. Infelizmente, essa categoria de corante não é muito famosa aqui no Brasil, a única linha comercial é a Colo[r]evoltion, da Guarany, que eu particularmente testei e não gostei (em breve escrevo um post explicando o porque). Em breve você poderá comprá-los em nossa loja virtual (que ainda estamos preparando), assim como outros materiais para a prática de Tie Dye.
Antes de falar sobre como manipular este corante, vale a pena dar uma olhada na “visão geral” do corante, já abordada aqui:
Prós:
  • Cores vivas e fortes, proporcionando resultados impressionantes;
  • Não desbotam com facilidade. Suas obras certamente durarão muitos anos;
  • É rápido: a fixação ocorre em no mínimo 2 minutos(método do vinagre+microondas) e no máximo de 24 horas(método tradicional, com carbonato de sódio);
  • A partir de 4 cores primárias(Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) você pode criar praticamente qualquer cor que você quiser sem muita dificuldade;
  • É barato e rende bastante, por ser altamente concentrado: uma pequena quantidade de corante em pó produz uma grande quantidade de corante líquido. (ex: corante na cor amarela, em que 2 colheres de açúcar rendem 250ml de corante, sendo que esses 250ml rendem bastante quando aplicado na obra);
Contras:
  • A preparação do tecido envolve submetê-lo a um banho em um material quimico, o carbonato de sódio.
  • O corante deve ser diluido em uma mistura de água morna e uréia, o que pode dar um pouco mais de trabalho.
  • Por se tratar de um processo químico, todo o trabalho deve ser feito com luvas de borracha.

Tie-Dye com Corantes reativos

Os tópicos que serão abordados são:
  • Entendendo os corantes reativos
  • Diluição dos corantes
  • Criação de cores
  • Carbonato de sódio: o que é, preparação e utilização.

Entendendo os corantes reativos

Os corantes reativos obedecem o padrão CMYK (Ciano*, Magenta, Amarelo e Preto**), diferente das tintas para tecido, por exemplo, que além de você encontrar nas lojas tintas de várias cores, as cores primárias encontradas são do padrão RGB (Vermelho, Verde e Azul). Portanto a partir dessas 4 cores primárias, você pode criar praticamente todas as cores possíveis.

Kit básico de materiais para fazer Tie-Dye com corantes reativos

Diluição dos corantes

Como os corantes reativos vem em pó e, sobretudo, bastante concentrados, é necessário diluir esse corante em uma mistura de água morna + uréia(opcional). Como recipiente, recomendamos bisnagas de plástico, garrafinhas simples com bico aplicador. Para diluir os corantes corretamente, basta seguir o a nova tabela abaixo:

Tabela de dissolução: Corantes reativos*: Para essas quantidades, utilize um copo medidor.
Informação importante: Caso a fixação do corante não esteja a ideal, pode ser necessário aumentar um pouco a proporção de corante e uréia na mistura. Sinta-se livre para adicionar um pouco mais de material, sem exageros.
E a Uréia?
Uréia é um elemento opcional neste processo. Não é obrigatório utilizá-la para diluir os corantes, porém é altamente recomendado. A adição deste material na sua mistura pode fazer uma grande diferença no resultado final, pois proporciona uma melhor diluição do corante com a água, ocasionando cores mais fortes e vivas ainda em suas obras. Para diluir a uréia, siga o esquema abaixo:
Tabela de dissolução: Carbonato de Sódio e Uréia

 Criando cores

A partir das cores primárias, é possível criar qualquer cor que esteja na escala CMYK, basta fazer as misturas obedecendo as proporções abaixo:
Magenta(90%) + Amarelo(10%) = Vermelho
Vermelho(50%) + Amarelo(50%) = Laranja
Amarelo(50%) + Turquesa(50%) = Verde
Turquesa(90%) + Magenta(10%) = Azul Puro
Turquesa(50%) + Magenta(50%) = Roxo
Ou seja: caso você queira criar 100ml de corante Vermelho, basta colocar 90ml de corante Magenta e mais 10% de corante Amarelo. As quantidades não precisam ser exatas, basta apenas ter uma noção de quantidade.
Uma ferramenta bem interessante para inventar cores é o Adobe Kuler. Em um outro post explico melhor como utilizar a ferramenta.
Tons de cores
Para criar tonalidades de cores diferentes, basta seguir essa fórmula:
  • Para tons mais escuros, adicione corante preto.
  • Para tons mais claros, adicione água.
Dica: Prepare logo de vez 2l de cada cor primária e guarde-as em garrafas pet. Como geralmente as garrafinhas utilizadas são de no máximo 500ml, é sempre bom ter um reserva. Além de economizar tempo você também ajudará a natureza, ao reaproveitar as garrafas que provavelmente seriam jogadas no lixo.
Feitos os corantes, é hora de conhecer o terceiro elemento dessa mistura, o carbonato de sódio.

Carbonato de Sódio (Soda Ash)

Carbonato de Sódio, ou Soda Ash, é o componente químico que faz ser possível a reação entre o corante e a camisa. Aqui usaremos a técnica chamada de tingimento a frio, onde ao invés do calor o corante é fixado por este produto quimico.

Carbonato de Sódio(Soda Ash)
Preparação
Como o carbonato vem em estado sólido, é necessário também dilui-lo em água. Para isso, use a mesma tabela que já postamos antes:
Tabela de dissolução: Carbonato de Sódio e Uréia
*: Para essas quantidades, utilize um copo medidor.
Como se trata de um material químico, é importante realizar esse procedimento com alguns itens de segurança. Utilize luvas, máscara, e de preferência realize o procedimento em um local aberto. Com o auxílio de uma colher, misture até que todo o carbonato esteja diluído.

Deixe o tecido por 15 minutos imerso na solução
Utilização
A utilização do carbonato é bem simples. Basta apenas prepará-lo em um galão de água ou um balde e deixar o tecido na solução por no mínimo 15 minutos, porém recomendamos que você deixe por uns 40 minutos, porém não por mais do que 24 horas.
Após esse tempo, retire o excesso de carbonato (pressionando levemente o tecido) e comece a dar vida à sua criatividade. Agora que você já entendeu como funcionam os corantes reativos, é hora de meter a mão na massa. Veja o nosso guia de como fazer tie-dye em espiral com corantes reativos.
Fixação do corante
A fixação deste corante funciona de forma muito simples: após pintar o tecido, guarde a peça em um saco plástico, vasilha, ou qualquer outra estrutura que você possa fechar e vedar. Como a fixação de acelera no calor, quanto mais quente/abafado o ambiente, mais rápido o processo vai acontecer. Ou seja: Jamais coloque sob o sol, deixe de preferência dentro de um guarda-roupa ou um armário qualquer. O tempo médio para a reação acontecer é de 24 horas, porém descobrimos ultimamente que deixar o tecido curar por mais tempo (2 ou 3 dias) melhora consideravelmente os resultados da fixação.
Informação importante: Existem vários métodos e truques para melhorar a fixação do corante reativo no tecido. Para conhecer alguns deles, clique aqui.
Fixado o tecido, dá-se início do processo de…
Lavagem
A lavagem do tecido é muito simples: tire-o do saco, lave com sabão neutro e água corrente. Quando você começar a lavar o tecido e não sair mais tinta nenhuma, coloque a peça para secar. Deixe a natureza agir e seu tie-dye estará pronto!

Com tempo e experiência, você poderá fazer obras como essa utilizando corantes reativos
Resumo
Como foram abordados muitos pontos aqui, cabe um  resumo do processo todo:
  1. Lavagem do tecido com sabão neutro;
  2. Diluição dos corantes (com uréia) e do carbonato de sódio;
  3. Dobragem e amarração do tecido;
  4. Mergulhar tecido no carbonato de sódio (entre 15 e 45 minutos);
  5. Tingimento do tecido;
  6. Guardar peça em um saco plástico e deixar curar por um período de 24 a 72 horas;
  7. Lavagem e secagem da peça;

Um comentário: